Despedidas e saudade

          Olá amados leitores do blog! Este fim de ano foi uma correria muito grande. Sinto muito por não poder estar aqui com tanta frequência quanto gostaria! Mas o importante é que o filho sempre volta à casa, e nessas férias me comprmeto a passar aqui com mais frequências, e mais novidades em nosso blog! A primeira é que começaremos o ano diferente, aguardem!

          Gostaria hoje, se me permitem, publicar um texto de minha intimidade e vivência durante este ano. Este texto iria para a revista da Paróquia São Luiz, mas não foi editado, mas hoje publico aqui rendendo glórias a Deus por este ano intenso de 2011!

          Lanço-me em direção à meta, em vista do prêmio do alto, que Deus nos chama a receber em Jesus Cristo (Fl. 3; 14). É justamente assim que a vivência de seminário atua sobre a nossa vida.  E eu, só tenho a agradecer ao nosso bom Deus, pela experiência de mais um ano com Ele, especialmente de um modo muito intenso na minha vivência pessoal e comunitária na Casa Padre Dehon.

          Ano em que estamos já nos despedindo de Brusque, e por isso também ano de encerramento dos nossos estudos filosóficos. A preocupação muitas vezes nos toma, mas só há um lema que ecoa nos corredores daquela casa “a quem nós realmente servimos”? Foi a partir disto que me decidi realmente me lançar em direção a meta, ou seja, lancei-me ao Coração de Cristo, dentro de um processo que nem sempre é fácil. Processo que implica algumas podas, esvaziamento de si, e que se não olharmos como coisa de Deus, podemos acabar por desistir!

          No entanto como toda planta precisa ser podada para florescer mais bonita. Como um vaso muitas vezes precisa ser esvaziado de algo que não é muito bom para se colocar algo melhor. Foi com certeza nesta perspectiva que encontrei a graça de Deus, e motivos para recomeçar a cada dia!

          E isso só foi possível em primeiro lugar por graça de Deus! A quem agradeço muito por mais essa oportunidade e por essa vivência! Agradeço ao meus formadores, Pe. Hélio Feuser,scj e Pe. Luciano Toller, scj, pela oportunidade de dizer coisas que em um primeiro momento pareciam ecoar de uma maneira não muito positiva, mas que depois de tudo posso ver que vale a pena sim ser mais e melhor todo dia, e que se tínhamos uma meta, hoje já estamos colhendo os frutos, com alegria e sem desespero! Mas não podemos parar. Agradeço aos meus irmãos de comunidade, que a cada dia me fazem descobrir que nem sempre sou o melhor, ou estou certo. E que as nossas diferenças nem sempre são ruins. Elas nos fazem crescer sempre mais! E também agradeço aos meus amigos tão fiéis conquistados durante estes anos, especialmente os que descobri neste ano! Vou sentir saudades, mas a causa é sempre maior! Enfim sou grato e amo muito todos vocês até aqui citados!

          Enfim, falar de seminário muito mais do que falar de formação e entre tantas coisas, é falar de vida! E testemunhar sobre a experiência de seminário, é com certeza muito mais agradecer por tudo e todos os que contribuem conosco materialmente e espiritualmente. E, obrigado mais uma vez Deus, por essa vida tão bonita vivida neste ano de 2011!

Orem por mim e meus irmãos!

Deus abençoe vocês caros amigos e leitores!

 

 Virgílio Carvalho,

seminarista SCJ – Casa Padre Dehon.