Deus que tudo pode (Parte 1)

Olá amados seguidores do blog Caminho Místico!

Quero pedir desculpas pela falta de tempo, e de novas postagens. Mas nem sempre em nossas vidas as coisas acontecem como sonhamos ou planejamos. Neste tempo de silêncio, tive algum tempo para ouvir, e escrever algumas coisas que permeavam meu coração. E a partir de agora, o Caminho Místico começa a ser trilhado novamente! Gratidão a Deus e a amigos fiéis que me impulsionaram, a voltar a partilhar experiências neste blog! Enfim, estou de volta! Espero que gostem das postagens e que Deus abençoe muito a vida de cada um de vocês!

Post. Virgílio Carvalho, scj

Quem vos escuta, a mim escuta; e quem vos rejeita, a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”.

Quando somos chamados a levar a Palavra de Deus aos corações das pessoas, pelo nosso Batismo, pela nossa Crisma, muitas vezes tememos aquilo que nós vamos falar, aquilo que nós iremos anunciar, pois muitas das vezes tocam em feridas, ou vão contra os pensamentos que muitas pessoas que participam de nossa comunidade. Uma coisa é fato, a Verdade tem que ser anunciada, e dita. Já dizia Santa Teresa Benedita da Cruz “quem busca a verdade, busca a Deus sem saber”.

Muitas vezes este temor em anunciar, vem de nossa preocupação com aqueles que estão nos escutando. O que eles vão pensar? Quem sou eu para falar alguma coisa? Estou magoando certa pessoa. E em muitos momentos o nosso grande medo, é de ao falar a verdade, sermos rejeitados. Contudo no Evangelho, Jesus nos diz claramente que quando pregamos a verdade as pessoas, ali também estão próprio Jesus que a nos escutar. No entanto, se formos rejeitados, estarão rejeitando o próprio Jesus, e ao rejeitar Jesus estamos rejeitando também ao Pai.

Entretanto, só sabe pregar a Verdade, ou anunciá-la, se temos um tempo de Escuta para Deus. Muitas pessoas vivem se questionando, por que Deus não fala comigo? Por que as grandes coisas que vejo só vejo na televisão, e aqui na minha comunidade não acontece? Muitas vezes, porque falamos muito, e esquecemos de ouvir a Deus. Falamos muito e rezamos pouco. Falamos muito e não buscamos ao nosso Deus.Image

Jó é um grande exemplo sobre essa situação. Era um homem rico, de repente perde tudo. Em um primeiro momento ele aceita e ainda confia em Deus, tanto que certa vez ele diz, que se o Senhor fez, ele também poderia tirar. No entanto, o tempo passa e a confiança em Deus diminui. Jó então inconformado com sua vida chama Deus a um duelo verbal. Quer escutar satisfações de Deus. E quantas vezes em nossas orações, queremos escutar satisfações de Deus, e assim fechamos o nosso ouvido e não escutamos aquilo que é a sua santa vontade. A vontade de Deus, nem sempre nos leva a uma felicidade naquele momento, mas com o tempo ela se torna boa, perfeita e agradável.

De repente, se ouve então um raio fulminante, e é em meio aquela tempestade que Jó escuta a voz de Deus. Jó já havia sofrido tanto, que ele nem percebeu uma graça que ele já tinha alcançado da parte do Senhor. Na dor Jó cresceu, e é em meio a dor que muitas vezes nós crescemos, e nos tornamos mais humanos. Então Jó fez de sua fraqueza a sua força, e enfrentou a tempestade que era Deus. Durante o discurso vemos Deus mostrando claramente a sua força e seu poder, um Deus que tudo pode.  Como Jó então fica neutralizado com tudo o que Deus fala, Deus então permite com que ele possa ganhá-lo e se encontrando, pode também ganhar a sua vida para Deus, para que Ele faça grandes coisas. Um Deus que tudo pode, quer fazer grandes coisas em nossa vida!