Caminho para a Fé: vida no Espírito X vida na natureza humana (parte 1)

Olá queridos leitores do Caminho Místico. Faz tempo que não apareço por aqui para postar um artigo meu, mas o tempo nem sempre favorece isso, no entanto, este mesmo tempo nos faz passar por situações que antes nunca imaginaríamos passar, e muitas vezes tudo o que nos resta é apenas a fé. E é justamente sobre a fé que quero falar um pouco com vocês hoje.

Muitas pessoas que passam por nós, nos perguntam, mas e aí o que é fé? Como faço para possuí-la? Você tem fé? Essas são entre outras perguntas as mais freqüentes. Parece que muitas pessoas não se preocupam realmente de entrar no sentido da Fé, como dom, mas querem fazer dela uma balança, onde eu ou você temos mais fé. E logo de início gostaria de dizer: a fé é única e individual para cada pessoa. Nunca queira competir para ver quem tem mais ou menos fé. Ela vem da nossa busca pessoal e da nossa escolha em estarmos sempre atentos a Palavra de nosso Deus.

O Catecismo da Igreja Católica vai dizer no parágrafo 153, que a fé é um dom de Deus, uma virtude sobrenatural infundida por Ele. Ou seja, fé não se compra, não se vende, não se troca, e não se aprende. É dom, é presente de Deus. Deus planejou em cada um de nós muitos detalhes, e nos colocou como um toque de amor justamente o dom da Fé. E nós podemos clarear este pensamento segundo a passagem em que o próprio São Pedro afirma que Jesus Cristo é o Filho do Deus vivo. Este é um grande ato de fé, declarar que Jesus é Deus, e é nosso Senhor. No entanto o que Jesus responde a Pedro? “Não é da carne e do sangue, mas de meu Pai que está no céu, que lhe veio esta revelação”. Assim sendo, conseguimos compreender que esta fé, não vem da carne, porém é o próprio Deus que nos enche a boca, o coração, e faz transbordar em nós este dom.

Então para que exista a fé, exige-se que anteriormente Deus tenha nos concedido esta graça, bem como, necessitamos também da ajuda interna do Espírito Santo que move o nosso coração e nos impulsiona a conversão a Deus. Este mesmo Espírito que abre os olhos da nossa mente, (porque em certo grau nossa fé também necessita de ser racionalizada para que não caíamos em um fanatismo) e nos dá a suavidade para consentir e crer apenas naquilo que é verdadeiro. No entanto, você pode me perguntar ao ler isto, a fé então se conquista apenas com a graça e a moção do Espírito Santo? A resposta é sim. No entanto, isso não desconsidera que você necessite fazer a sua parte. Todo o movimento de nossa vida espiritual depende única e exclusivamente de uma só pessoa, você. Se você é uma pessoa que não busca a Deus, não tem oração pessoal, não ora com sua Palavra, nem morto você vai conseguir alcançar o dom da fé em sua vida. Este dom exige que nós dia-a-dia busquemos dentro de nós a força para orar, meditar, é necessário que preparemos o solo. Só assim, Deus nos dará a graça e o Espírito Santo impulsionará o nosso coração, na realização e no cumprimento da promessa que todos nós um dia teremos Fé.

Peço que você tome a sua Palavra nas mãos e acompanhe o texto de Gálatas 5; 16-26. Nesta passagem descobrimos um grande exercício que tem que ser realizado no caminho de quem busca encontrar o dom da fé. E justamente este exercício é o combate entre o Espírito de Deus e os desejos da nossa natureza humana.

“Deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos  da natureza humana. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem. Se é o Espírito de Deus que guia vocês, então vocês não estão debaixo da lei”. (Gálatas 5; 16-18). É muito difícil se formos analisar este trecho, porque ele nos incita a acreditar que sempre viveremos em uma guerra constante entre o que o Espírito quer, e o que os nossos desejos querem. Isto pode até ser desmotivador, no entanto, é a realidade nua e crua que devemos seguir. Nós estamos em uma luta constante! E esta luta só acabará quando chegarmos ao céu, ou então em outro lugar. Porque inclusive a situação de céu nós escolhemos de acordo com a nossa vida terrestre. Se vivemos bem e com dignidade é céu. Se não, Deus tenha misericórdia de nós, mas escolhemos o inferno. Por isso, nunca pare, não desista de lutar, não desanime na primeira adversidade. Você terá outras oportunidades para batalhar novamente. Por que ao sermos guiados pelo Espírito, não mais obedecemos aos nossos desejos interiores, mas somente a vontade de Deus.